terça-feira, 3 de maio de 2011

Museu da Polícia Civil apresentou exposição sobre Bicentenário




O Museu da Polícia Civil, para comemorar o Bicentenário da Instituição, inaugurou no dia 29 de maio de 2008 a exposição "200 anos da Polícia Civil do Rio de Janeiro - 1808 a 2008", que passou a integrar o calendário de comemorações do importante evento. A mostra retratou em painéis ilustrativos períodos da história da Polícia Civil desde a Intendência Geral de Polícia até os dias atuais.


Discursando na ocasião o Chefe da Polícia Civil, Gilberto da Cruz Ribeiro, ressaltou a importância da presença das pessoas nesses eventos porque se sentem responsáveis pela guarda e pela difusão dessas informações.

"Daqui a 100 anos, quando o chefe de Polícia fizer a solenidade dos 300 anos da existência da polícia, certamente vão olhar para trás e buscar no Museu da Polícia os fatos que contam a história da Instituição – comentou Gilberto Ribeiro."

 O chefe de Polícia agradeceu o trabalho desenvolvido pelos policiais lotados no Museu e, principalmente, ao diretor do departamento, Cyro Advincula, por resguardar o patrimônio histórico da Polícia Civil, apesar dos poucos recursos à disposição.

 "O Cyro é um empolgado nessa missão que abraçou e ninguém precisa cobrar dele qualquer tipo de iniciativa para melhorar este serviço que ele presta tão exemplarmente à Instituição", enfatizou o chefe de Polícia".

Discursaram o diretor do Museu, Cyro Advincula da Silva, que agradeceu a todos os presentes e fez questão de destacar que grande parte do material utilizado para compor a exposição foi pesquisado no acervo do próprio Museu e, ainda, o Presidente da AAMPOL, Dr. José Maria Herdy de Barros, que deu parabéns pela iniciativa e lembrou o trabalho da associação em prol da instituição cultural em destaque.

Também participaram da solenidade o subchefe de Polícia, Ricardo Martins, a chefe de Gabinete, Patrícia Alemany, todos os diretores de departamentos, autoridades policiais, servidores da polícia civil e convidados.






Nenhum comentário: